O Sul-Americano de Cerveja traz colaborativas entre brasileiros e argentinos e entre brasileiros e uruguaios em todas as edições. Este ano, diversas cervejarias se uniram para fazer as produções que estarão disponíveis para compra durante os três dias de evento. As cervejas estarão nos estandes da Zapata e da Hunsrück.
Para a 3ª edição do Festival, três cervejas colaborativas serão apresentadas: a El Cruce, feita pelas cervejarias Zapata (BRA) e a Brewery Berlina Patagonia (ARG), a Los Pueblos Hermanos, entre a Zapata (BRA) e Cerveza Artesanal Blest (ARG), e uma Imperial Stout produzida pela Hunsrück (BRA), Beer Bros (URU), Oso Pardo (URU), Davok (URU) e Ruca Beer (URU).
A El Cruce é uma Imperial Belgian Stout, escura e de colarinho bege, com média carbonatação e cascata média no serviço. Tem aroma de café, com chocolate ao leite suavemente adocicado. A bebida possui corpo médio, amargor equilibrado e tem 8,2% de ABV e 45 IBU.
A Los Pueblos Hermanos é uma American Wheat, de coloração laranja, com turbidez e colarinho branco. A bebida é aromática, com toques cítricos e frutados provenientes de uma adição dos lúpulos Cascade e Mosaic, em dry hopping. São 5% de ABV e 21 IBU.
Já a Imperial Stout produzida pela Hunsrück e as demais cervejarias uruguaias, é uma bebida forte, escura e recomendada para se beber no inverno. A cerveja tem 8,3% de teor alcoólico e 50 IBU. Miguel Engelmann, proprietário da Hunsrück, afirma que produzir uma colaborativa com cervejeiros de países vizinhos é uma excelente oportunidade de crescimento e reconhecimento para as marcas.
“Essa operação depende de algumas coisas: é um pouco cara e precisa de tempo. Não é só ir lá, produzir e voltar, realmente demanda tempo e trabalho nesse sentido, mas ajuda a difundir as marcas e isso é muito legal para as cervejarias. Nessa colaborativa, montamos a fórmula, passamos para eles, eles avaliaram, nós reavaliamos e por fim produzimos uma Imperial Stout para lançar no evento. Para nós é motivo de orgulho ter indicações de fórmulas de uruguaios que gostam de tomar cerveja forte, escura, de inverno. Foi um marco começar essa parceria”, afirma.
Foto: Letícia Garcia